Exames

Exames

Polissonografia

A polissonografia é um exame que analisa as múltiplas variações do organismo durante uma noite de sono natural, não induzido por medicamentos. O método é considerado padrão-ouro para diagnóstico dos transtornos respiratórios do sono (apnéia do sono), e de grande utilidade na avaliação de vários outros distúrbios do sono, como insônia, sonolência excessiva diurna e movimentos e comportamentos anormais durante a noite.

Ele consiste na obtenção e registro gráfico de alterações eletrofisiológicas de diversos parâmetros, como atividade cerebral (eletroencefalogama), movimentação ocular (eletro-oculograma), atividade muscular (eletromiograma) e posição corporal, roncos , fluxo aéreo e esforço respiratório, oxigenação do sangue (oximetria), eletrocardiograma e frequência cardíaca, fornecidos por eletrodos e sensores que ficam na superfície da pele e couro cabeludo, gravados em vídeo, supervisionados por técnicos experientes e posteriormente analisados pelo médico especialista.

Polissonografia para titulação de CPAP/Bilevel

Geralmente realizada após uma polissonografia para diagnostico de distúrbios respiratórios do sono, em outra noite de sono, para se obter a pressão ideal do PAP, aparelho conectado a uma máscara nasal ou oro-nasal que fornece uma pressão de ar positiva que deixa as vias áéreas pérvias, diminuindo ou eliminando as obstruções que levam só ronco, as asneias (pausas respiratórias) ou despertares. O paciente passa por um breve período de adaptação ä máscara selecionada, antes do exame, para melhor conforto durante o sono.

Polissonografia Domiciliar

Em casos selecionados, e a critério médico, o paciente pode realizar o mesmo exame diagnostico na própria residência. Equipamentos modernos e validados registram os mesmos parâmetros do sono analisados na polissonografia em laboratório do sono. O paciente se desloca até a clínica para colocação dos eletrodos na noite do exame, devendo retornar na manhã seguinte. Converse com um médico do sono sobre esta possibilidade.

Videonasolaringoscopia

Exame de endoscopia de vias aéreas superiores, que dispensa sedação, rápido, dinâmico e indolor, que permite a visualização de nariz, faringe e laringe através de uma fibra ótica flexível conectada a um monitor de vídeo, possibilitando diagnóstico de alterações anatômicas ou inflamações destas estruturas tais como rinites, sinusites, desvio do septo nasal, aumento de tamanho dos cornetos nasais ou adenóides, doenças das cordas vocais e ainda mobilidade das paredes faringes durante a inspiração e a expiração.

Sonoendoscopia

A sonoendoscopia ou nasolaringoscopia com anestesia da via aérea superior durante o sono é um exame que permite avaliar a anatomia da faringe e laringe, e determinar o grau e local de obstrução destas estruturas durante o sono, em pacientes com ronco e ou apneia do sono. Este exame já está descrito na literatura médica desde 1993, mas só recentemente foi padronizada a avaliação de forma simples e objetiva.

Open chat